Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1
FAMÍLIA: ALEGRIA OU FRUSTRAÇÃO?
Tema: FAMÍLIA
Quando alguém se casa são grandes as expectativas de uma vida feliz e perfeita em família. A moça sonha com um marido sempre carinhoso, compreensivo e gentil em todos os momentos, tal qual a figura do galã dos romances do cinema. O rapaz sonha com uma esposa que o compreenda, acredite em seus sonhos e o encoraje incondicionalmente na realização de cada um deles, e que esteja disposta sexualmente sempre, todos os dias, após ter cuidado da casa e dos filhos ao longo do dia. E por falar nos filhos, é o sonho de todo casal ter filhos perfeitos que jamais aprontarão nenhuma travessura até chegar à faculdade. Este é o retrato da família perfeita.
Porém, após voltarem da lua-de-mel, marido e mulher descobrem que nada pode ser tão perfeito assim. A realidade é que não existem casamento e família perfeitos. Não existem maridos, esposas e filhos perfeitos. Quando o noivo e a noiva estão no altar fazem juras de amor, que se amarão até que a morte os separe, tanto nos momentos bons quanto nos momentos ruins. Entretanto, os “pombinhos” não contam que os momentos ruins também farão parte da vida familiar. Esta é a razão de tantos divórcios e famílias destruídas: muita gente se casando com falsas expectativas a respeito da família e do casamento.
Sem contar as motivações erradas pelas quais as pessoas se casam: por mera atração física, por status social, para não ficar sozinho, para fugir dos pais, etc. Nunca pelo amor. E sem amor não há relacionamento que resista às tempestades da vida. Sim, todo casamento enfrenta tempestades. São adversidades financeiras, relacionais, sexuais, objetivos conflitantes, manias e maus hábitos que irritam, diferenças de personalidade, etc. e etc. Como então encarar esta dura realidade? Não casar? Viver sozinho? Trocar de família quando os problemas surgirem? Não! Nada disso!
Deus planejou o casamento e a vida familiar. Ele formou o primeiro casal, Adão e Eva, e os uniu em matrimônio. Portanto, o casamento e a família são um projeto divino. E tudo o que Deus faz é bom! Mas aí alguém pode perguntar: “Se o casamento e a família são um projeto divino, e tudo o que Deus faz é bom, por que há tanta gente infeliz e frustrada em sua vida conjugal e familiar?”. Eis aí a questão.
O responsável pela infelicidade familiar não é Deus, mas sim, as pessoas que não sabem como se conduzir como maridos, esposas, pais e filhos. O problema não está em Deus, mas no homem. Se alguém adquire um carro e o conduz desrespeitando as leis de trânsito, certamente sofrerá as penas legais pelo mau uso que faz de seu veículo. O problema não está no carro, mas em quem o dirige. O casamento e a família são a mesma coisa. A vida familiar é um projeto divino, e por isso é boa e maravilhosa. O problema é que as pessoas não querem viver de acordo com as regras estabelecidas por Deus para a vida familiar.
Somente superamos os conflitos conjugais e familiares quando efetivamente obedecemos ao que Deus ordena para cada um de nós. Isso envolve a prática de virtudes tais como o amor, perdão, fidelidade e obediência. Maridos e esposas devem se amar incondicionalmente, cuidando e servindo um do outro com toda dedicação. Os pais devem educar os filhos com disciplina e autoridade, de forma justa e amorosa. Os filhos devem honrar e obedecer aos pais respeitando sua autoridade. E todos, devem em amor, perdoar uns aos outros seus deslizes. Somente assim poderemos desfrutar a benção de uma família feliz conforme Deus planejou.
______________________________________________________
Esta mensagem foi também publicada no blog do Pr. Marcelo Rodrigues: http://prmarcelorodrigues.blogspot.com