Mensagens

Mensagem em texto

CRIANDO FILHOS NESTE MUNDO HOSTIL

Tema: FAMÍLIA Subtema: Aprendizado constante
Liberato Pereira
Igreja Presbiteriana do Brasil 394 Clique(s) 5 mensagens 15 Voto(s)

CRIANDO FILHOS NESTE MUNDO HOSTIL


Deuteronômio 6:6-7


            Fui abordado por um pai, numa conversa após o culto dominical, que afirmou: “Pastor não está fácil educar filhos neste mundo!” De fato, vivemos numa sociedade que despreza todos os valores éticos que sustentam os pilares da família. Certamente, você já ouviu falar de crianças que temem monstros invisíveis em seu quarto (debaixo da cama, armário, etc.). Mas o monstro que anda pelas nossas casas não está apenas debaixo da cama. Ele é Satanás, e deseja arrastar, desfazer, transtornar, destruir sua família e é especialista no que faz! Hoje, infelizmente, vemos muitas práticas que destroem as famílias dentro das igrejas cristãs. Esse monstro, o diabo, deseja destruir sua vida e sua família.


            No texto supracitado, Deus deixa claro que é tarefa dos pais, e não do Estado, educar seus filhos. Apresentando-nos diretrizes que nos ajudarão na tarefa de desenvolver um plano diário para compartilhar dos valores do Reino de Deus com os nossos filhos.


            Guardar no coração – v.6 O Senhor deseja que os pais O conheçam antes de falar qualquer palavra sobre Ele aos seus filhos. “...esteja em seu coração.” Para relatar aos seus filhos a respeito de Yehwah, deveriam ter uma experiência pessoal com Ele. Sempre que faço uma viagem aérea, presto bastante atenção às instruções dadas pela aeromoça, em caso de emergência. Elas afirmam: “Passageiros com crianças pequenas coloquem a máscara com oxigênio primeiro, antes de colocarem em seus filhos.” Igualmente, antes que você possa começar a compartilhar verdadeiramente o amor de Deus com seu filho, você deve conhecê-lo. Não podemos transmitir aquilo que não temos. Nossos filhos são reflexo daquilo que cremos, somos e praticamos.


            Transmitir aos filhos – v.7 Como? Falando! “...e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” Deus deseja que os pais conversem com seus filhos sobre Ele. Essa ordem já havia sido dada anteriormente: “Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.” (Dt 4:9) Procure momentos para contar aos seus filhos sobre Deus. Eles conhecerão mais do Senhor quando você conversar com eles a caminho da escola, à mesa do jantar, do que dez anos ouvindo sermões do pastor. Compartilhe as histórias de Adão/Eva, Moisés, Josué, Jonas, Jó, Elias, Pedro, Paulo... e, sobretudo de Jesus. Repitam, repitam, pois as crianças aprendem muito com a repetição. Lembre-se chegará o dia em que eles não vão querer mais te ouvir.


            Deus nos ordenou compartilhar seus mandamentos com os nossos filhos. Na Malásia, se o pai for preso por dirigir embriagado, não é colocado na prisão sozinho, a mãe/esposa vai junto com o pai bêbado. Achei muito interessante! Por quê? O governo da Malásia entende a violação da lei como um problema familiar. Quando deixamos de transmitir a Palavra de Deus verbalmente com nossos filhos, estamos quebrando a lei do Senhor. Não apenas os papais serão responsabilizados, mas as mamães também. Deus considera a violação da lei como um problema familiar.


            Inculcar “Tu as inculcarás a teus filhos...” v.7 - Deus planejou que os pais tenham um papel fundamental na evangelização dos seus filhos. “...e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”  Fale todos os dias, o tempo todo, a cada momento. Para apresentar Deus aos seus filhos você necessitará de gastar tempo com eles. Infelizmente, hoje, os pais não se preocupam com isso. O que vemos é a terceirização, transferem sua responsabilidade para outros. Passem o tempo sendo Jesus para os seus filhos na piscina, no carro, na mesa do jantar, na hora de dormir, no lazer e em todas as outras oportunidades. Deus deseja que os pais sejam persistentes, “... e ao deitar-te, e ao levantar-te.” O domingo não é o único dia em que os pais devem buscar a Deus com os seus filhos, é um compromisso diário na caminhada da vida. Chegará a hora em que nossos filhos acordarão num domingo de manhã, e dirão: “Não quero ir ao templo hoje, posso ficar em casa?” Como você vai responder? Sugiro que olhem firmemente em seus olhos, com voz branda encharcada de amor, diga-lhes: nesta família nós acreditamos em Jesus Cristo e vamos todos ao templo, é algo que fazemos como família. Não ameace, não levante a voz. Basta ir ao templo como uma família, eles aprenderão com nosso exemplo.


            Sendo assim, criar filhos que amam ao Senhor não é um acidente. Deus deseja que os pais propaguem aos seus filhos quem ninguém os ama mais do que Ele. Siga as orientações da Palavra do Senhor, guardando-a em seus corações, transmitindo-a aos seus filhos em todas as ocasiões, inculcando em suas mentes os valores do Reino de Deus. Não transfiram para os outros a vossa responsabilidade, saibam que o Senhor haverá de recompensá-los pela obediência.


             Rev. Liberato Pereira dos Santos -


             blog: https://vidacomsentidopleno.blogspot.com/


 

Compartilhar

Avaliação: 1.0/10 (3 votos)

Desenvolvido por